Cultura

Biblioteca Municipal recebe sessão especial do Nhô Cine, com filmes sobre a resistência feminina

A sessão é gratuita e aberta ao público. A classificação etária é de 14 anos para Telas-Janelas e 12 anos para Ressentimento.

Resumo

  • Nhô Cine exibe curta e longa sobre violência de gênero e o poder transformador das imagens.
  • Após as sessões, público poderá participar de bate-papo com diretoras e especialista em cinema e gênero.
  • Sessão acontece sexta (25), às 19h, na Biblioteca Municipal de Piracicaba, com entrada livre.

A Biblioteca Municipal de Piracicaba Ricardo Ferraz de Arruda Pinto será, nesta sexta-feira, 25/04, às 19h, o ponto de encontro para quem acredita na força do cinema como ferramenta de transformação social. A nova edição do Nhô Cine – Cineclube Piracicabano exibe dois filmes que colocam em foco a potência das imagens e o enfrentamento da violência contra a mulher: o curta Telas-Janelas – Gestos de Resistência Contra Violência de Gênero – A Zona o Lugar do Impossível, de Kit Menezes, e o longa Ressentimento, com direção de Denis Augusto e Mariana Vita.

Foto- Divulgação

Realizado em parceria entre a Cena 14 – Rede do Audiovisual de Piracicaba e o Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP), o evento conta com apoio da Biblioteca Municipal e é viabilizado por meio do edital da Lei Paulo Gustavo municipal.

Com abordagem experimental e duração de oito minutos, Telas-Janelas contrapõe-se à ideia de violência a partir de imagens divididas em três momentos – O Grito, Mãos Dadas e A Dança. O filme propõe gestos visuais como forma de resistência simbólica às violências de gênero, explorando a imagem como um território de potência, rebelião e troca.

Já o longa Ressentimento mistura drama e terror e aborda o peso das relações de família e a violência contra a mulher. A história se passa em um sítio no interior de São Paulo, onde a chegada de um cachorro de rua desencadeia episódios de agressividade por parte do pai. Com direção de Denis Augusto e Mariana Vita e produção-executiva de Liene Saddi, o filme lança luz sobre formas menos visíveis de violência, como a psicológica e patrimonial, e reafirma o cinema como espaço de denúncia e reflexão.

Foto- Divulgação

Para Rober Caprecci, do Museu da Imagem e do Som de Piracicaba, o projeto reforça o compromisso da instituição com o debate e a democratização do acesso ao audiovisual. “O Nhô Cine tem esse papel provocador, sensível e urgente. Trazer à tela essas narrativas é uma forma de ampliar vozes, criar memória e, principalmente, abrir caminhos para o diálogo que transforma”, destaca.

A sessão é gratuita e aberta ao público. A classificação etária é de 14 anos para Telas-Janelas e 12 anos para Ressentimento. Após as exibições, o público poderá participar de um bate-papo com as diretoras e com Maria Fernanda Cavassini, educadora e pesquisadora com foco nos Estudos Culturais, cinema e gênero.

SERVIÇO – Nhô Cine – Cineclube Piracicabano. Na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Rua Saldanha Marinho, 333 – Centro – Piracicaba –  Data 25/04 –  Sessão na sexta-feira, às 19h. Atividades especiais incluem exibição dos filmes Telas-Janelas e Ressentimento, seguidas de bate-papo com as diretoras e com a pesquisadora Maria Fernanda Cavassini | Informações pelo telefone (19) 3433-3674.

Tags:

cultura - notícias de piracicaba - Piracicaba

Compartilhe também em suas redes sociais:

Cultura

Biblioteca Municipal recebe sessão especial do Nhô Cine, com filmes sobre a resistência feminina

Cultura

Paixão de Cristo de Piracicaba teve arquibancada lotada todas as noites

Cultura

Releituras de bonecos do artista Elias dos Bonecos são entregues à Secretaria de Cultura

Cultura

Museu Prudente de Moraes e Forfé Filmes promovem mostra de curtas-metragens

Câmara

Câmara homenageia empresário sul-coreano Jae Han Jeong com Título de Cidadão Piracicabano

BlogCâmara

Câmara concede Título de Cidadão Piracicabano a empresário sul-coreano Duck Ho Lee

Cidade

Piracicaba sedia palestra sobre os impactos da reforma tributária no setor automobilístico

frias neto

Entenda Por Que Estar Por Dentro do Mercado Imobiliário Faz Diferença Para Você