- Modernização da segurança: Inauguração do CIIP com 442 novos equipamentos e tecnologia de ponta.
- Integração regional: Sistema conectado a redes como Detecta e Córtex, ampliando o monitoramento.
- Futuro promissor: Próxima etapa incluirá 480 câmeras em prédios públicos e pontos turísticos.
Piracicaba deu mais um passo importante para a modernização da segurança pública com a inauguração do Centro de Inteligência Integrada de Piracicaba (CIIP), nesta terça-feira (26), no Centro Cívico. O novo espaço unifica a antiga Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel) e a Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade (CIMM), trazendo mais tecnologia e eficiência ao sistema de videomonitoramento da cidade.

Investimento em modernização
O projeto inclui 442 novos equipamentos, com 372 câmeras de videomonitoramento e 70 câmeras OCR para leitura de placas, permitindo um cerco digital mais robusto. Com essas melhorias, o número de câmeras mais que dobrou, e o sistema agora opera 24 horas por dia, reforçando a integração entre a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e outras entidades.
“Este é um dos sistemas mais modernos do Brasil e pode incorporar câmeras de outras cidades da região. Estamos entregando mais segurança e infraestrutura tecnológica para Piracicaba,” destacou o prefeito Luciano Almeida.
Operação integrada e inovação
Operado pelo Consórcio Monitora Pira, o sistema utiliza tecnologias avançadas, como câmeras com alta aproximação, capazes de detectar infrações como uso de celular ao volante e ausência de cinto de segurança. As câmeras OCR monitoram entradas e saídas da cidade, identificando veículos procurados via integração com os sistemas Detecta e Córtex.
Além de melhorar a segurança viária e pública, o CIIP apoiará outros serviços de urgência, como SAMU e Bombeiros, otimizando respostas em situações de emergência.
Futuro da segurança em Piracicaba
A modernização do CIIP é parte de um projeto em duas etapas. A próxima fase focará na instalação de mais 480 câmeras em prédios públicos, incluindo escolas, unidades de saúde e pontos turísticos como o Engenho Central.
Com isso, Piracicaba reforça sua posição como referência nacional em segurança pública, consolidando-se como a cidade mais segura do Estado de São Paulo, segundo o Instituto Sou da Paz.
Acompanhe mais novidades no Canal de Piracicaba e fique por dentro dos avanços da nossa cidade!