Resumo
- O PSA é um sistema de remuneração a produtores rurais que atendem às práticas sustentáveis para preservação de suas propriedades com potencial para produção de água no município.
- Foram disponibilizados R$151.838,56 repassados para agricultores de 14 propriedades situadas nas Microbacias do Ribeirão do Marins e do Congonhal.
- A cerimônia ocorreu no anfiteatro da Sema e contou com a presença do prefeito Luciano Almeida.
Nesta quarta-feira (27), a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), realizou a entrega dos certificados do último pagamento da gestão atual aos produtores rurais aprovados no Programa PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) – Preservando o Futuro .
A cerimônia aconteceu no anfiteatro da Sema e contou com a presença de autoridades municipais, agricultores e representantes de instituições ambientais.

Ao todo, foram repassados R$ 151.838,56 para agricultores de 14 propriedades localizadas nas microbacias do Ribeirão dos Marins e Ribeirão Congonhas.
Os critérios de avaliação incluíram a conservação do solo, proteção de nascentes, matas ciliares, saneamento ambiental e regeneração florestal.
O prefeito Luciano Almeida destacou o impacto positivo do PSA, afirmando que o programa incentiva os produtores rurais a preservar recursos hídricos, contribuindo para o abastecimento da população e a sustentabilidade ambiental.

Já a secretária da Sema, Nancy Thame , enfatizou os avanços do programa na gestão 2021-2024, como a regularização de pagamentos atrasados, reajustes nos valores e ampliação para novas áreas e iniciativas.
Produtores como Katia Cristina Coral , da Bacia dos Marins, e Angelo Donizete March , do sítio Bela Vista, reforçam a importância do programa. Para Coral, o PSA é essencial para a preservação da água e das áreas de preservação permanente.

Já março destacou que o programa possibilita a recuperação de nascentes e incentivo a práticas de sustentabilidade rural.
Criado em 2018, o PSA tem como objetivo a conservação ambiental em áreas estratégicas rurais para a produção de água.
Coordenado pela Sema, o programa é executado com o apoio de uma equipe multidisciplinar formada por órgãos como Simap, Semae, Semuhget , CATI e a Agência das Bacias PCJ .
A reforçar a iniciativa de Piracicaba com a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais, beneficiando tanto os produtores quanto toda a sociedade.