Política

Prefeitura apresenta proposta de Refis para o ano de 2026

Projeto prevê descontos em juros e multas, além de parcelamento de débitos municipais para pessoas físicas e jurídicas.

10/02/2026

Luís André Coelho

Nesta segunda-feira (9), a Prefeitura de Piracicaba oficializou o encaminhamento à Câmara Municipal do Projeto de Lei Complementar (PLC) que institui o Programa de Regularização Fiscal do Município (Refis). A proposta tem como objetivo a regularização de débitos em atraso, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, inscritos em dívida ativa ou em fase de cobrança amigável.

O Refis referente ao ano de 2026 contemplará débitos devidos ao Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba) e também débitos habitacionais junto à Prefeitura, relacionados à extinta Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba).

De acordo com o projeto, o prazo de adesão ao programa será de 120 dias a partir da aprovação do PLC, com possibilidade de prorrogação por até duas vezes, pelo período máximo de 90 dias cada, mediante decreto do Poder Executivo.

O programa permite a quitação ou o parcelamento de débitos como IPTU, ISSQN, taxas, multas de qualquer natureza (tributárias ou não), tarifas de água e esgoto e créditos habitacionais. Os descontos variam conforme a forma de pagamento escolhida, facilitando a regularização das pendências financeiras dos contribuintes.

Para os débitos em geral, a proposta prevê desconto de 100% dos juros e da multa moratória para pagamento à vista. Nos parcelamentos, os descontos serão de 80% para pagamentos de 2 a 24 parcelas; 70% para parcelamentos de 25 a 48 parcelas; e 60% para parcelamentos de 49 a 60 parcelas.

Já para os grandes devedores, com débitos acumulados superiores a R$ 500 mil, os descontos seguem outra regra: pagamento à vista com 100% de desconto em juros e multa moratória; de 2 a 24 parcelas, desconto de 80%; de 25 a 60 parcelas, 70%; de 61 a 80 parcelas, 60%; e de 81 a 120 parcelas, desconto de 50%.

O projeto segue em tramitação na Câmara Municipal. Após a aprovação, a Prefeitura de Piracicaba deverá divulgar os procedimentos oficiais e as formas de pagamento para adesão ao programa e regularização dos débitos em aberto.

Tags:

notícias de piracicaba - Piracicaba - prefeitura de Piracicaba

Escrito por:

Luís André Coelho

Compartilhe também em suas redes sociais:

Polícia

Veículo com registro de furto é apreendido após vistoria da PM em Piracicaba

Saúde

Cadastro presencial para mutirão de castração começa em Piracicaba

Trânsito

Colisão envolvendo quatro veículos provoca congestionamento na rodovia Luiz de Queiroz

brasil

Com união dos Três Poderes da República, pacto contra o feminicídio é lançado

Cultura

Cinema Nacional: Por Que as Vitórias Brasileiras Vão Além do Prêmio

Cultura

Sesc Piracicaba tem programação intensa neste fim de semana com shows, oficinas, vivências e atividades culturais

Cultura

Dia Municipal do Samba movimenta Piracicaba com homenagens e programação cultural

Cultura

AGENDA CULTURAL DE DEZEMBRO MOVIMENTA PIRACICABA COM SHOWS, OFICINAS INCLUSIVAS E CONCERTOS GRATUITOS