PolíciaEsportegrave

Ex santos é preso em flagrante após injúria racista durante partida na série B

pena máxima prevista para o crime é de 5 (cinco) anos de reclusão

RESUMO

  • Ex jogador do Santos e vice artilheiro das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, se encontra preso em Ponta Grossa.
  • Árbitro da partida acionou o protocolo antirracista.
  • Diretorias de ambos os clubes se manifestaram e seguem acompanhando a analise do caso.

Neste domingo (4), o meia boliviano Miguelito do América Mineiro, foi preso em flagrante após proferir insultos racistas ao atacante Allano, do Operário-PR, durante a sexta rodada válida pela série B do Brasileiro.

A denúncia de Allano ocorreu aos 30 minutos do primeiro tempo. Após uma disputa de bola, os jogadores aguardavam a cobrança de uma falta lateral quando Miguelito virou em direção ao atacante do Operário-PR e proferiu a seguinte ofença: “Preto do C***”. A declaração resultou na reação imediata de Allano, que partiu para cima do meia do América-MG, acompanhado por Jacy, também jogador do Fantasma, que estava próximo. Em seguida, ambos foram até o árbitro para relatar o ocorrido.

Ao alertar o arbitro, o protocolo antirracista foi iniciado e Alisson Furtado realizou o gesto em “X” com os braços, para que a partida fosse paralisada e as imagens fossem analisadas. A partida foi retomada após 15 minutos de paralisação, sem qualquer alteração ou cartão.

Quando o jogo recomeçou, Allano recebeu amarelo por uma entrada mais forte em Miguelito. O jogador do América-MG foi substituído no intervalo. Ao fim da partida, o autor, a vítima e a testemunha foram conduzidas por uma equipe da Polícia Militar até a sede da 13ª Subdivisão Policial. Após ouvir os envolvidos, foi dada voz de prisão em flagrante a Miguelito pelo crime previsto na Lei nº 7.716/89.

O que disseram os times?

Em nota, a diretoria do Operário-RS repudiou o episódio sofrido pelo atacante e a forma que a situação foi tratada após o gesto antirracista, sem alterações na partida. Afirmou também, que está prestando todo apoio ao jogador e busca imagens claras que confirmem a alegação.

“O Operário Ferroviário irá prestar todo apoio ao jogador Allano e lamenta a continuidade da partida sem modificações, uma vez que o protocolo foi acionado, e está buscando imagens claras que confirmem a alegação.”

Já o presidente do Conselho do América Mineiro ressaltou a falta de fundamentos para a acusação registrada contra o jogador.

Após criteriosa apuração interna e análise dos fatos disponíveis, não foi identificada qualquer atitude, gesto ou declaração do jogador que possa, sob qualquer ângulo, ser interpretada como discriminatória.”

Tags:

crime - esporte

Compartilhe também em suas redes sociais:

Esporte

Estêvão é finalista no prêmio de melhor atleta jovem do mundo

Esporte

XV conquista o tri da Copa Paulista no último minuto

Esporte

XV de Piracicaba se classifica para as oitavas de final da Copa Paulista

Esporte

XV de Piracicaba estreia na Copa Paulista nesta segunda-feira (16) fora de casa

brasil

Desemprego no Brasil cai para 5,6% no trimestre até setembro, aponta IBGE

frias neto

1ª Cãominhada une diversão, saúde e solidariedade em Piracicaba

atenção

Estratégia de segurança pública do Estado foca no estrangulamento da logística e no ataque ao poderio financeiro, indo além do combate nas ruas para desarticular o sistema que sustenta o PCC

abandono

Antiga UPA da Vila Cristina gera insegurança em Piracicaba